Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Cartucho Fácil – Sua impressão é a nossa imagem

Conheça os 9 tipos de acabamentos gráficos para impressos

Ainda que as alternativas digitais estejam em alta, as técnicas gráficas continuam em constante evolução, sendo desenvolvidas para evidenciar a qualidade e o apelo visual de impressos.

Um cartão de visita, por exemplo, além de uma boa composição de elementos, pode apresentar seu diferencial por meio das técnicas de finalização gráfica. Esses acabamentos gráficos agregam ainda mais valor ao impresso, enobrecendo, protegendo e diferenciando o produto final.

Existem diversos acabamentos que transformam um impresso comum em um produto nobre e sofisticado. Por isso, separamos nove técnicas gráficas para aprimorar sua criação. Confira!

1. Refile

O acabamento gráfico mais usual é o refile, também chamado de corte. Ele é utilizado para deixar o impresso em seu formato final por meio de cortes lineares. Após a técnica ser aplicada, as folhas ficam do mesmo tamanho, sem margens e marcas de impressão.

A lâmina para o refile deve ser ajustada conforme o papel e o tipo de impressão. Esse acabamento é usado em diversos impressos com formatos retos, como folders, panfletos, cartazes e cartões de visita.

2. Dobra

A dobra é um acabamento gráfico automatizado que pode ser encontrado em folhetos, folders, revistas, livros e outros materiais. A gramatura de papel ideal para a técnica é a mais baixa, em torno de 150g, facilitando a dobra. Em papéis mais grossos, como o papelão, é necessário vincar o impresso para que ele não “quebre” ao ser dobrado.

acabamento gráfico

Foto: Joanna Kosinsk

3. Laminação

O processo de laminação é usado para proteger e conferir maior refinamento à impressão. Uma película plástica é aplicada sobre o papel, podendo ser fosca ou brilhante. A laminação fosca deixa o material opaco e com textura aveludada, já a com brilho, realça as cores do impresso.

Esse acabamento gráfico apresenta um custo mais elevado, porém proporciona resistência ao rasgo, desbotamento e desgaste de manuseio.

A laminação é, geralmente, aplicada em capas de livros, cartões de visita, catálogos, pastas, entre outros materiais. Porém, é recomendado laminar apenas uma face do impresso, caso a gramatura seja inferior a 200g, para que ela não deixe o papel curvado.

4. Verniz

Com o mesmo objetivo da laminação, o verniz também é usado para proteger e dar mais brilho ao material. A tinta de alto brilho é aplicada no papel durante a impressão. Essa aplicação pode ser total, em toda a face do impresso ou localizada, aparecendo apenas nos elementos pré-definidos.

O verniz localizado é comumente feito junto a laminação fosca e sua produção é quase sempre manual, o que pode tornar o processo caro.

O resultado inicial do verniz é melhor que a laminação, porém, sua durabilidade é menor. Esse acabamento gráfico possui a vantagem de enobrecer papéis de diversas gramaturas, sem afetar sua impressão.

Confira o resultado de impressos com laminação fosca, com brilho e verniz, em um vídeo feito pelo canal PrintiBR:

5. Vinco

A marcação feita no papel para facilitar a dobra é chamada de vinco. Ela deve ser feita no lado correto do impresso, ou seja, no sentido da fibra do papel. Diferentemente do corte, os vincos são identificados por linhas tracejadas.

Esse acabamento gráfico é de baixo custo e, geralmente, é encontrado em folders, cartões e convites.

6. Relevo

Esse processo de finalização gráfica é o que mais diferencia a experiência tátil do impresso. A sensação do toque em papéis com relevo agrega mais valor ao material, entretanto, o custo é mais elevado quando comparado com outros tipos de acabamentos.

Existem dois tipos de relevos, os altos e os baixos, que variam de acordo com a direção em que o papel é pressionado. Eles podem ser feitos com tinta (relevo americano) ou sem (relevo seco). A gramatura do papel para a aplicação da técnica deve ser maior que 180g.

acabamento gráfico

No exemplo acima foi utilizado a técnica de relevo seco, ou seja, sem tinta, para enobrecer o produto. Foto: Thought Catalog

Esse tipo de acabamento gráfico é facilmente encontrado em convites de casamentos e cartões de visitas mais rebuscados.

7. Hot stamping

Também conhecida por gravação “a quente”, a técnica é aplicada por meio da marcação por calor, que pressiona uma fita metálica sobre o papel e transfere sua textura ao produto.

Essa finalização é usada para produzir efeitos metálicos em logotipos, etiquetas, capas de livros, revistas, copos plásticos, camisetas, entre outros materiais. Confira como é feito o processo de hot stamping em um vídeo produzido pelo canal Printing Concepts:

8. Bordas arredondadas

O acabamento gráfico que arredonda as bordas do impresso é simples e barato. Seu resultado torna o produto diferenciado, ainda que a maioria das gráficas não cobrem para aplicar a técnica. Os cortes são feitos pela pressão da máquina no impresso, que pode ser manual ou automática.

acabamento gráfico

Foto: Rebecca Aldama

Essa finalização cria um efeito visual interessante em qualquer material, e você ainda pode escolher quantas quinas deseja arredondar.

9. Faca de corte especial

O acabamento gráfico conhecido como faca de corte é um dos mais personalizáveis, o que pode exigir bastante do orçamento para a impressão. O corte especial é desenvolvido de acordo com o formato solicitado, criando formas atrativas e criativas para os materiais.

acabamento gráfico

Foto: Rawpixel

A técnica é utilizada, geralmente, para impressos como cartões pop up, etiquetas, embalagens, rótulos e cartões de visita.

Os acabamentos gráficos existem para aperfeiçoar o produto final, por isso, escolha as técnicas que melhor se encaixem na identidade que você deseja transmitir por meio do impresso. Alguns deles são válidos somente para grandes tiragens de impressão, portanto, não esqueça de verificar a quantidade mínima a ser impressa pela gráfica.

Confira mais de trinta dicas certeiras para diminuir os custos do seu escritório que a Cartucho Fácil preparou para você. Clique no banner e baixe gratuitamente!

acabamento gráfico

5.00 avg. rating (66% score) - 2 votes
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (66% score) - 2 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *