Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Cartucho Fácil – Sua impressão é a nossa imagem

Como instalar um toner em 8 passos simples

Quem utiliza impressoras a laser certamente terá que trocar o toner vazio em algum momento. Independente do modelo da máquina, o passo a passo para a instalação é bastante semelhante.

Saiba como instalar um toner sem medo. Confira o passo a passo!

O que é um toner?

Diferente das impressoras jato de tinta, que usam cartuchos com tinta líquida, as impressoras a laser utilizam o toner, que possui uma tinta especial em pó. Ele é carregado com as cores primárias, conhecidas como CMYK: Ciano (C), Magenta (M), Amarelo (Y) e Preto (K).

O toner joga a tinta em pó, carregada positivamente, sobre o cilindro fotorreceptor. O pó gruda somente nas áreas com cargas negativas do cilindro, formando uma camada uniforme de tinta. Ao ser aquecida pelo fusor, a tinta se funde com as partículas do papel e reproduz a imagem com perfeição.

Esse tipo de impressão é mais comum em gráficas e empresas que possuem uma tiragem maior de impressão. Com mais durabilidade, o toner proporciona impressões mais chapadas, com um certo brilho e um acabamento envernizado.

Como instalar o toner

A maioria das impressoras exibem em seu painel ou no computador quando torna-se necessário trocar o cartucho. Em algumas delas, como nas impressoras Brother, a mensagem aparece como “Replace Toner”.

É recomendado não retirar o cartucho de toner da embalagem até que ele esteja pronto para ser instalado.

Confira o passo a passo para a instalação:

  1. Desligue a impressora e deixe-a parada por pelo menos 10 minutos para que esfrie. É importante que as partes internas não estejam aquecidas para a troca de cartucho.
  2. Abra a tampa frontal da impressora e retire cuidadosamente a unidade de tambor (cartucho e cilindro) pela alça. Não deixe o cartucho em locais quentes e não utilize produtos químicos para limpar a impressora. Durante todo o processo, tenha cuidado para não inalar o pó do toner.
  3. Pressione a alavanca de bloqueio (colorida e do lado direito) e retire o toner da unidade de tambor. O cartucho deve ser descartado em um saco plástico devidamente selado para que não haja vazamento de tinta em pó.
  4. Retire o novo cartucho da embalagem e o segure na horizontal com as duas mãos. Agite-o suavemente para os lados para que o pó seja distribuído uniformemente no toner. Não toque no tambor de imagens na parte de baixo do cartucho; marcas de manuseio podem interferir na qualidade de impressão.
  5. Retire a tampa protetora. Coloque o cartucho na unidade de tambor, até ouvir um clique. A alavanca irá levantar quando o cartucho estiver bem ajustada a unidade.
  6. Limpe o fio de corona deslizando suavemente a patilha verde da esquerda para a direita. Volte a patilha em sua posição original.
  7. Coloque o conjunto de tambor com o toner na impressora e feche a tampa frontal.
  8. Pronto! Ligue a impressora para que ela reconheça o novo toner e faça uma impressão teste.

Lembre-se de se desfazer do cartucho antigo respeitando as regulamentações locais. Procure informações sobre a política de reciclagem da empresa fabricante e se oferece serviços de retorno ou coleta dos cartuchos vazios.

Toner vazio, o que fazer?

Sempre que o toner acabar, é necessário substituí-lo. Você pode fazer essa troca com um toner original, da mesma fabricante da impressora e com um valor elevado, ou um toner compatível, uma versão genérica do toner original que não compromete a qualidade da impressão e a durabilidade da máquina.

A loja virtual da Cartucho Fácil é uma ótima opção! Clique no banner e confira os melhores cartuchos de toner para impressão disponíveis no site!

como instalar um toner

5.00 avg. rating (85% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (85% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *