Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Cartucho Fácil – Sua impressão é a nossa imagem

Como reduzir custos fixos na empresa: 11 dicas práticas

O sucesso empresarial requer uma administração responsável, que além de elaborar processos e planejar metas, una bons investimentos com reduções de custos. Porém, muitos empresários acreditam que para reduzir os despesas de sua empresa seja necessário abrir mão de comodidades e bem-estar da organização.

Mas ocorre justamente o contrário: a economia se mostra mais efetiva quando o controle dos custos operacionais é feito com responsabilidade e planejamento, introduzindo pequenas mudanças no dia a dia da empresa, como reduzir custos fixos na empresa, sem interferir na qualidade do trabalho.

Confira nossas dicas para diminuir os gastos fixos da sua empresa!

O que são e como reduzir custos fixos?

Os custos fixos são gastos que dificilmente sofrem alterações, em função do volume da produção. Ou seja, você pode calcular previamente quanto será aplicado em cada artigo ou serviço, como, por exemplo, em materiais de escritório e limpeza, aluguel, salários, advogados, contadores, impostos, encargos sociais, entre outros.

É possível reduzir as despesas fixas com pequenas alterações, revendo alguns hábitos de consumo e otimizando recursos.

Telefone e internet

Os gastos com telefone e Internet são indispensáveis em qualquer corporação, porém, ainda assim, há como reduzi-los.

1. Verifique qual plano é mais adequado às necessidades da empresa. Analise qual velocidade é necessária e quais os tipos de ligações (locais, interurbanas ou internacionais) são feitas. Pesquise todas as alternativas e escolha a melhor opção – os planos corporativos e combos costumam ser os mais vantajosos.

2. Utilize as novas tecnologias a seu favor. Aplicativos e ferramentas, como Skype e WhatsApp, são gratuitos e irão reduzir os custos com telefone.

Papel e impressão

como reduzir custos fixos na empresa

Além de gastos com papéis, suprimentos e manutenção, os custos com impressão envolvem uma consciência ambiental. Uma empresa comprometida com o meio ambiente deve otimizar seus processos de acordo com a cultura de redução de custos.

3. Sempre utilize os dois lados da folha para impressão. A função para imprimir frente e verso está disponível na maioria das impressoras e irá diminuir a quantidade de papel utilizado.

4. Aposte nos papéis reciclados para o uso diário em seu escritório. Assim, você garante um material com menor impacto no meio ambiente.

5. Organize a compra de cartuchos para a impressora conforme a demanda mensal. Faça o controle de estoque periodicamente para não exceder ou faltar suprimentos no momento da impressão.

6. Reaproveite as folhas usadas para rascunhos. Segundo pesquisa de 2016 da Xerox, cerca de 40% de papel de escritório é descartado dentro de, no máximo, 24 horas, seja qual for a impressão sobre ele. Aproveitar folhas com dados não tão importantes para rascunhos e recados irá auxiliar na redução de custos de materiais.

7. Papéis impressos de um só lado podem virar blocos de notas. Use-os para reuniões, brainstorms e anotações do dia a dia. A alternativa pode ser implementada por todos os colaboradores, o que vai fomentar a consciência ambiental e contribuir para o aumento de reutilização de papel.

8. Outros possíveis usos para os papéis utilizados são marcadores de páginas, separadores para pastas, envelopes, entre outros. Pesquise outras alternativas e use a sua criatividade.

9. Experimente um gerenciamento de impressão. Para ter conhecimento sobre tudo o que é impresso na empresa, faça um gerenciamento de impressão. Com ajuda de softwares e outras ferramentas, como o Xerox Global Print e PrintWayy, é possível solicitar permissão para imprimir, limitar a quantidade de impressões e criar relatórios sobre o que foi utilizado.

Utensílios e materiais de limpeza

Alguns itens estão sempre presentes na planilha de gastos das empresas, como por exemplo os materiais de limpeza e os itens para cozinha e banheiros. Através de mudanças nos hábitos da organização, é possível reduzir esses custos fixos da empresa.

10. Abandone os copos descartáveis e incentive os funcionários a adotarem canecas individuais. Além de economizar com o material, hábitos sustentáveis preservam o meio ambiente.

11. Compre materiais de limpeza em atacados ou direto da fábrica. Mas, para isso, é fundamental monitorar a real quantidade que está sendo utilizada – a fim de não estocar uma grande quantidade de produtos.

Gostou das nossas dicas? Lembre-se que para identificar despesas desnecessárias e oportunidades, é preciso avaliar e equilibrar gastos.

Para conferir mais dicas de como reduzir custos fixos e variáveis na empresa, leia o e-book sobre o tema feito pela Cartucho Fácil. Clique no banner e baixe gratuitamente!

como reduzir custos fixos na empresa

5.00 avg. rating (50% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (50% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *