Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Cartucho Fácil – Sua impressão é a nossa imagem

DPI ou PPI: quais as diferenças e como convertê-los?

Independentemente da área de atuação, em algum momento iremos nos deparar com termos e abreviações sobre qualidade de imagem, como DPI ou PPI, siglas, por vezes, usadas de forma básica e genérica. Ainda assim, elas são determinantes quando tratamos de resolução e nitidez.

O PPI se refere a dispositivos que apresentam displays, ou seja, presentes no ambiente virtual. Já o DPI é válido quando falamos de impressão, portanto, no ambiente físico.

Para saber mais sobre esses termos que estão diretamente ligados à resolução, continue lendo!

O que é o PPI?

O PPI é a sigla para Pixels Per Inch (pixels por polegada). Os monitores que utilizam sistemas de luz para compor imagens, como computadores, celulares e televisão, têm suas representações geradas por diversos pixels. Cada um deles equivale a um ponto de luz presente no monitor.

Contudo, ele não tem um tamanho fixo, podendo variar de acordo com a capacidade e tamanho da tela.

dpi ou ppi

O PPI representa a qualidade de uma imagem digital exibida na tela.

O PPI é usado para mostrar quantos pixels cabem em uma polegada – esta, equivalente a 2,54 cm. Quanto maior for o PPI, maior será a resolução do monitor em questão, seja um celular ou uma televisão HD.

O que é o DPI de uma imagem?

Diferentemente do PPI, o DPI serve para medir os pontos por polegadas. Quando tratamos de impressão de imagens, são os pontos que importam, enquanto os pixels ficam somente no ambiente virtual.

Para enviar um arquivo para impressão, por exemplo, é preciso alterar a unidade de medida, que está em pixels, para DPI. Esse medidor também segue a mesma regra: quanto maior o DPI, maior é a densidade de pontos por polegadas, ou seja, a imagem tem maior nitidez, definição e qualidade.

Nos softwares de edição de imagem é possível definir a qualidade da impressão por meio dos valores do DPI.

Conversores e calculadoras online

Ainda que os pixels sejam quadrados, portanto, com a mesma dimensão de largura e altura, não é possível calcular a quantidade em uma tela apenas multiplicando o número do PPI pelo valor de polegadas do monitor.

O mais comum é utilizar conversores e calculadoras online, como Blitz Results, Pixel Calculator e DPI Converter. Alguns deles oferecem a opção, também, para calcular e transformar medidas em centímetros ou milímetros. Em outros, como o DPI Converter, é possível anexar a imagem para convertê-la.

Resoluções mais comuns na impressão

As medidas em DPI são utilizadas para se referir à resolução das imagens impressas. As impressoras residenciais normalmente contam com um sistema a jato de tinta e possuem menor resolução, enquanto as fotográficas apresentam maior DPI, assim como recursos próprios para a fotografia.

dpi ou ppi

O sistema de cores CMYK é utilizado para todos os tipos de impressão. Antes de finalizar uma imagem, é importante conferir se os elementos estão convertidos em CMYK, para garantir maior fidelidade e resolução de imagem. Foto: Rawpixel

O comum na impressão é que a imagem tenha, no mínimo, 300 DPI. Porém, existem outras resoluções comuns que variam de acordo com o material a ser impresso. Entenda:

150 dpi: não é indicada para imagens. Normalmente, é usada para a impressão de textos isolados, como em jornais, por exemplo.

300 dpi: é o mínimo indicado para a impressão. Os textos que apresentam essa resolução são mais nítidos, porém, os materiais gráficos mais elaborados como cartões, folders e flyers exigem mais que 300 dpi.

600 dpi: considerado uma alta qualidade para imagens impressas, apresentando boa nitidez e cores vibrantes. Geralmente, as impressoras a jato de tinta oferecem de 300 a 600 dpi.

1200 dpi: normalmente utilizado por profissionais da área gráfica. Essa resolução apresenta ainda maior fidelidade e realismo de imagem, podendo ser encontrada em alguns modelos de impressoras a laser.

acima de 1200 dpi: maior grau de nitidez e definição. Algumas impressoras a laser alcançam até 1800 dpi.

Para uma impressão de qualidade, é preciso estar atento às especificações de resolução, que irão definir a nitidez e precisão ao conteúdo a ser impresso.

Gostou do conteúdo? Leia também o post sobre 5 dicas para aproveitar papel na impressão.

5.00 avg. rating (50% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (50% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *