Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Cartucho Fácil – Sua impressão é a nossa imagem

Flexografia: como funciona e vantagens de impressão

Cada tipo de impressão possui suas características. As formas mais comuns hoje em dia são o offset, rotogravura e serigrafia. Dentre elas, também encontra-se a flexografia, método de baixo custo e alta qualidade que vem ganhando cada vez mais espaço nas impressões.

É importante conhecer os diferentes modelos de impressão para não errar na hora de desenvolver um projeto gráfico. Para saber para que serve e como funciona a flexografia, continue a leitura!

O que é flexografia?

A flexografia é um processo direto de impressão em relevo rotativo, que utiliza placas de borracha ou fotopolímeros, tintas líquidas ou semilíquidas e cilindros anilox.

Processo considerado “bisneto” do carimbo, a técnica da flexografia se inicia assim que as áreas de impressão ficam em alto relevo e sua superfície é entintada. Os espaços em baixo relevo, então, não recebem impressão alguma. A tinta é transferida do clichê para o suporte em questão, que varia de acordo com o produto final.

flexografia como funciona

Foto: Kienviet

A flexibilidade da chapa de impressão permite que a flexografia seja usada para diversos tipos de materiais e formatos, como embalagens, rótulos, papéis de presente, papelão, tecidos, cerâmica, entre outros. As tintas utilizadas podem ser à base de água, solventes ou com radiação de luz UV, permitindo uma secagem rápida e eficaz.

Quando surgiu?

Alguns documentos ingleses indicam que a flexografia teve sua origem no final do século XIX. Já as declarações americanas alegam que a técnica surgiu no ano de 1860. Nessa época, as tintas utilizadas para agregar valor ao impresso era um corante a base de anilina dissolvida em álcool.

Por esse motivo, o processo era chamado de “impressão com anilina”, mas foi em 1952, no 14º Fórum do Instituto de Embalagens, que a técnica foi denominada flexografia.

Quais as vantagens de impressão?

Diante das tecnologias de impressão mais recentes, a flexografia pode aparentar não ter muitas vantagens. Porém, ocorre o contrário. Por ser uma técnica antiga, ela vem sendo adaptada e aperfeiçoada por profissionais da área, apresentando diversos benefícios. Veja alguns deles:

Qualidade na impressão

O processo de flexografia apresenta resultados de alta qualidade, além de possibilitar a impressão de imagens com lineaturas mais altas. Ou seja, com maior LPI (linhas por polegada). Além disso, são utilizadas tintas de secagem rápida, com baixo risco de borrar ou manchar o produto.

Custo reduzido

Por não utilizar gravação de cilindros, a técnica possui um preço competitivo. As empresas que adotam esse processo de impressão se beneficiam com a compra em menor quantidade mínima e também com o menor custo de gravação inicial.

Flexibilidade nos formatos

O método de impressão existe em duas frentes: banda estreita, que está ligada a impressão de rótulos, adesivos e etiquetas, e banda larga, referente à impressão de embalagens, papéis de presente, entre outros.

Diferenciação

A alta qualidade dos produtos finais, proporcionada pelos processos flexográficos, fazem deles grandes diferenciais para as empresas. Além do custo reduzido, a técnica ainda pode ajudar a crescer perante a concorrência.

Formas de aplicação e suportes

O mercado consumidor da impressão flexográfica é amplo e variado. Como a técnica pode imprimir diversos tipos de materiais, em variados formatos e suportes, ela atua em diferentes segmentos.

flexografia como funciona

Os usos mais comuns são em jornais, embalagens, etiquetas, rótulos auto-adesivos, materiais decorativos, móbiles, tecidos e cerâmica. Foto: Jakob Owens

Outra vantagem da impressão flexográfica é a viabilidade de tiragens reduzidas. Os custos para alterações também são menores, beneficiando a impressão de rótulos, que devem respeitar o regulamento técnico de rotulagem, frequentemente modificado.

O que achou do conteúdo? Aproveite e confira o ebook com dicas certeiras para diminuir os custos do seu escritório que preparamos para você. Clique no banner e baixe gratuitamente!

flexografia como funciona

3.67 avg. rating (55% score) - 3 votes
Esse conteúdo foi útil?
3.67 avg. rating (55% score) - 3 votes

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *