Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Fechar

Cartucho Fácil – Sua impressão é a nossa imagem

Como trocar a unidade de cilindro da impressora?

Também conhecido como fotocondutor, a unidade de cilindro faz parte dos consumíveis necessários para a impressão. De tempos em tempos, normalmente depois de 15 mil impressões, a troca do item se faz necessária.

Muitos fatores podem afetar o funcionamento da unidade de cilindro, como a alta temperatura, umidade, tipo de papel e tipo de toner utilizado. A maioria das impressoras exibem um aviso quando a vida útil do consumível está no fim, e quando isso acontece, é preciso ter uma loja de cartuchos confiável por perto.

Os fotocondutores têm a função de garantir a qualidade nas reproduções das imagens, por isso, é fundamental conhecer os cuidados necessários com a peça.

Leia o post para saber mais sobre a unidade de cilindro e aprender a como realizar a troca do consumível.

O que é a unidade de cilindro?

O consumível serve para transferir a tinta do toner para o papel, por meio do calor e pressão. A cada uso da impressora, os resíduos da tinta em pó do toner são armazenados na unidade de cilindro, a fim de garantir a qualidade da impressão.

Visando manter essa qualidade, as máquinas exibem um aviso automático quando a vida útil do item está no fim ou caso ele esteja deteriorado.

unidade de cilindro

Também conhecido como drum, a unidade de cilindro possui o fio corona, ligando as extremidades do consumível. Carregado de energia eletrostática positiva, o fio também suja durante o uso da impressora. Portanto, é preciso retirar as partículas que ficam grudadas na superfície.

Como trocar a unidade de cilindro?

Embora diferentes marcas e modelos de impressoras apresentem algumas diferenças, ainda assim os processos para a troca da unidade de cilindro são semelhantes.

Neste caso, vamos usar como exemplo a substituição nas máquinas da marca Brother. Acompanhe o passo a passo:

1. Verifique se a impressora está desligada e abra a tampa frontal.

2. Puxe delicadamente o conjunto da unidade de cilindro e cartucho de toner para fora da máquina. Coloque-o em um pedaço de papel ou tecido descartável, evitando que a tinta respingue.

3. Pressione para baixo a alavanca verde de travamento e retire o cartucho de toner da unidade de cilindro.

4. Abra a embalagem da nova unidade de cilindro. Ela deve ser desembalada somente no momento em que será introduzida na máquina, já que a exposição à luz pode causar danos ao consumível.

5. Agora, coloque o cartucho na unidade de cilindro, até ouvir um clique de encaixe. O encaixe apropriado levanta automaticamente a alavanca verde de travamento.

6. Coloque a unidade de cilindro e toner de volta na impressora.

7. Reinicie o contador de cilindro. Pressione o botão branco durante quatro segundos, até que todos as luzes se acendam.

8. Feche a tampa frontal.

9. Verifique se os avisos para trocar a unidade de cilindro sumiram automaticamente.

10. Pronto! Você trocou a unidade de cilindro. Agora é só usar a impressora normalmente.

Não esqueça de descartar corretamente os consumíveis usados, separando-os do lixo doméstico. Clique aqui para conferir as condições de descarte.

Como limpar a unidade de cilindro?

Para evitar manchas nos impressos, é preciso limpar o cilindro regularmente. Tanto o fio corona quanto o fotocondutor precisam ser higienizados cuidadosamente.

Assista ao vídeo do canal Brother Brasil e veja como fazer:

Como adquirir?

Assim como os cartuchos originais, as unidades de cilindro fabricadas pela mesma empresa da impressora apresentam preços elevados. Uma alternativa vantajosa são as versões compatíveis, fabricadas por empresas terceirizadas, com qualidade semelhante e custo muito menor.

A Cartucho Fácil, referência em qualidade, apresenta uma vasta linha de produtos, com compatibilidade com as maiores marcas do mercado. Clique no banner e confira as unidades de cilindro disponíveis no site!

unidade de cilindro

5.00 avg. rating (50% score) - 1 vote
Esse conteúdo foi útil?
5.00 avg. rating (50% score) - 1 vote

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *